O bom samaritano e o altruísmo de Cristo
Lucas 10:25-37
29 “E quem é o meu próximo?”
Jesus nos deixa claro que o nosso próximo é qualquer um que esteja perto, simples, né?
É qualquer um que esteja precisando de um apoio tanto moral quanto espiritual.
O meu próximo é qualquer um, não importa a cor, não importa se é cristão ou não, ou se é brasileiro ou não, tanto faz! Apenas ame-o e ajude-o, pois isso é ser imagem de Cristo.
Em Efésios 5:2* Paulo aconselha:
e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.
O avistamento de um homem ferido
31 Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.
Algo em que eu percebo na sociedade global é a falta de filantropia. Filantropia, para quem não sabe, é a prática de ajudar o próximo, de forma altruísta, com o objetivo de melhorar o bem-estar humano e as condições sociais.
Infelizmente, pela falta de filantropia na sociedade, o amor com o próximo se torna — sempre foi muito importante e necessária.
Hoje, muitas vezes ajudamos pessoas por puro interesse, e nossas caridades são motivos de vanglória.
Pensamos, por um momento, que essas boas obras são suficientes para a salvação. Contudo, não é assim que Jesus Cristo nos ensinou...
Ele diz:
― Portanto, quando você cuidar dos necessitados, não anuncie isso tocando trombeta, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua plena recompensa. Entretanto, quando você cuidar dos necessitados, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a mão direita, de forma que você preste ajuda em secreto. E o seu Pai, que vê o que é feito em secreto, o recompensará. Mateus 6:2-4
Veja, o samaritano só é considerado bom, pois amou seu próximo praticou o altruísmo sem nenhum esforço.
Veja outra vez, porém, de mais perto, Cristo Jesus mostrou sua bondade — a mais solene e sublime bondade, a partir do seu altruísmo universal. Um altruísmo tão perigoso, arriscando sua própria vida, derramando seu precioso sangue para salvar você, eu e todos…
Se esvaziou da glória, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte — e morte de cruz. E na sua morte, que novamente digo: morte de cruz, orou, intercedendo por nós: "Pai, perdoa-os, eles não sabem o que fazem.", tu quer um amor maior do que esse? quer uma graça maior do que essa? Um Amor tão sangrento que nos constrange.
Porquanto o amor de Cristo nos constrange, porque estamos plenamente convencidos de que Um morreu por todos; logo, todos morreram. -Apóstolo Paulo
O homem ferido... somos nós
Por último, muitas das vezes passamos por uma estrada de Jericó, e acabamos parecidas com o homem assaltado e ferido, porém, lembrasse que você tem um Homem com um altruísmo universal para te socorrer, esse Homem é Jesus.
Na visão de Cristo, ó pequenino(a), tu és o homem ferido de Jericó. Ferido(a) pelas circunstâncias e situações da vida; a longa estrada da vida acabou com você, deixando-te ferido(a) e caída(o). Como assaltantes, seus medos tomaram sua coragem; como lobos famintos, suas ansiedades tomaram sua paz; como buraco negro a tristeza consumiu toda sua felicidade. Entretanto, amado(a), Jesus é — e, se você O reconhece como Senhor, pode ser seu Herói...
Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês — Mateus 11:28
E isso nos faz ser o homem ferido, não só apenas o bom samaritano.
O homem ferido em Jericó é parte de mim, e eu sou parte dele.
Sua agonia me diminui, e sua salvação me faz crescer.
— Martin Luther King Jr.
Obrigado se leu até aqui! Deus te abençoe.